Entenda a importância da contabilidade para startups

por Adove Comunicação / 14 maio 2019 / Sem Comentários

Lançar produtos ou serviços de forma escalável através de startups é o que a maioria das pessoas tem buscado. Uma startup caracteriza-se como um negócio capaz de crescer de forma acelerada sem demandar muitos insumos para produção ou execução do produto ou serviço.

Mas, tão importante quanto elaborar um produto que seja escalável é se manter no mercado. E para isso, contar com a contabilidade para startups é fundamental.

Com a correria dos primeiros passos, busca por investidores, contratação de colaboradores e outras questões importantes, a contabilidade normalmente fica de lado.

Contudo, ela deve ser estruturada e controlada desde o princípio para a saúde da sua startup a longo prazo.

Nesse sentido, hoje queremos falar sobre a importância do controle contábil do negócio. E ainda, como a contabilidade pode ajudar no crescimento acelerado da startup dentro das questões legais. Continue a leitura!

O que é contabilidade para startups?

Quando se fala da contabilidade para startups algumas coisas diferem em relação as demais. Isso do ponto de vista da contabilidade, bem como, das necessidades da startup nas questões que competem a empresa contábil.

A contabilidade precisa ser inovadora e aderir a métodos e processos capazes de atender essa demanda com qualidade e agilidade. Isso porque, estamos falando de um negócio com crescimento acelerado. Este que demanda soluções ágeis até mesmo nas questões burocráticas e legais.

A principal característica desse trabalho da contabilidade é que ela irá alinhar os próprios objetivos com o perfil da startup. Essa relação mais próxima é indispensável para que cada um possa contribuir de maneira efetiva ao outro.

Então, a contabilidade deixou de ser apenas responsável pelas folhas de pagamentos dos colaboradores e pelo pagamento em dia dos tributos. Ela vem, dentre outros pontos, ampliar a visão estratégica do negócio a respeito do mercado.

Através da visualização e controle das questões fiscais, tributárias e contábeis ela pode e vai ajudar no crescimento e alcance dos resultados almejados pela startup.

Qual a importância da contabilidade na startup?

Importância da contabilidade para startups

A situação mais comum é, como mencionamos acima, o início onde o foco do empreendedor está em conquistar investidores e tornar o produto/serviço escalável.

Essa preocupação não só é normal, como totalmente necessária. A questão é que a contabilidade fica em segundo plano e, quando feita – normalmente pelo empreendedor – não abrange todas os aspectos legais necessários. 

E é nesta parte primordial que mora o erro. Se de início os pontos contábeis não estiverem alinhados, o crescimento e o futuro da startup podem ficar comprometidos.

Dentre alguns aspectos que demonstram a importância da contabilidade para startups podemos mencionar que ela tem a capacidade e expertise de orientar investimentos e estratégias financeiras do negócio.

Além disso, os dados contábeis gerados pela startup, se bem organizados e controlados, podem auxiliar nas tomadas de decisões. Sejam elas financeiras, fiscais ou tributárias.

Outros pontos em que ela é extremamente importante:

  • Balancete Mensal x Balancete Patrimonial (como o foco são as startups, o Mensal permite uma visão mais “atual” do negócio. Caso existam inconsistências na gestão, é possível agir com maior rapidez junto ao problema)
  • Ativo e Passivo (eles são analisados dentro do Balancete Mensal, sendo indispensável um Capital de Giro para manter o negócio funcionando)
  • Análise dos setores de Compras e Estoques
  • Índices Financeiros
  • Estruturação de Custos (dados organizados e controlados pela contabilidade permitem entender o consumo de capital e se ele está gerando receita)
  • Regime Tributário.

Outro ponto que merece destaque quanto a relevância da contabilidade para startups é que ela auxilia na busca por investidores e na relação com eles. Esta que deve ser baseada em transparência e números exatos sobre o negócio o qual eles pretendem investir.

Benefícios da contabilidade para startups

Benefícios da contabilidade para startups
  • Contabilidade em dia atrai investimentos
  • Planejamento tributário ajuda startup a pagar menos impostos
  • Apresentação de números exatos aos investidores (realização da auditoria de Due Diligence)
  • Controle de custos o que favorece a escalabilidade (custos sem controle podem consumir investimentos que poderiam ser feitos em outras áreas, estas que contribuiriam para a escalabilidade do negócio)
  • Segurança jurídica para ações e decisões (contratação de colaboradores, investimentos, tudo isso recebe o suporte da contabilidade para que se evitem problemas futuros)
  • Visualização com clareza dos benefícios fiscais que a startup pode ter (algumas vantagens fiscais, aplicadas com algumas regras, contribuem para que certas startups tenham alguns benefícios junto ao governo. É essencial ter auxílio da contabilidade para identificar quais sua startup tem direito)
  • Controle de Indicadores (ROI, retorno sobre ativos, relação despesas x receitas)
  • Controle e divisão de valores Pessoa Física x Pessoa Jurídica (como você empreendedor se torna responsável por todas as questões, é muito comum acontecer a mistura de valores do negócio com valores pessoais. A contabilidade mantém tudo separado)
  • Escolha assertiva do Regime Tributário
  • Manutenção das relações com investidores-anjo (a contabilidade é essencial quando a startup procura por aportes para o crescimento acelerado. Ela vai contribuir para que as regras quanto a essa relação sejam visualizadas e cumpridas)
  • Cálculo correto do Valuation (quando sua startup buscar investimento essa análise e verificação de quanto o seu negócio vale é essencial. Nesse sentido, com todo o controle financeiro e contábil em mãos, é muito mais simples chegar a um valor real).

Contabilidade para startups: diferenciais necessários

Seja em negócios tradicionais ou dentro de startups a contabilidade é de extrema importância. O que podemos frisar é que para atender uma startup a empresa contábil precisa buscar conhecimento e inovação. E ainda, adquirir expertise sobre o desenvolvimento deste modelo de negócio.

Então, para que a contabilidade esteja apta a atender sua startup, por exemplo, alguns aspectos devem ser trabalhados e entendidos por ela como:

Adequação tributária

Como já pontuamos acima, o regime tributário é uma das escolhas mais importantes que o empreendedor precisa fazer. Isso antes mesmo de divulgar a startup no mercado.

 A má decisão pode acarretar em gastos desnecessários, bem como, pode afetar o crescimento da startup.

Então, é primordial que a contabilidade além do conhecimento a respeito do regime tributário, ela também saiba os prós e contras de cada um. E, de acordo com o segmento e mercado do negócio, aponte qual é o regime que mais favorece a sua startup.

Aporte de investimentos

A contabilidade também precisa entender e saber lidar com as questões que envolvem o aporte de investimentos.

Ela deve auxiliar a sua startup a identificar boas oportunidades de negócio e a encontrar investimentos que podem gerar lucro. E ainda, dar suporte na tomada de decisão, bem como, indicar estratégias para agregar valor ao seu negócio.

Cálculo do Valuation

Quanto vale sua startup? Esse cálculo só é possível com os demonstrativos financeiros, tornando necessário o controle e análise de todas as questões do negócio por parte da contabilidade.

Essa informação é essencial também aos investidores, tornando os dados da contabilidade uma forma de comprovação do que vem sendo feito e se é uma boa opção para investir ou não.

E então?

Contabilidade para startups

Falamos de muitas questões que são indispensáveis e que comprovam a necessidade de uma contabilidade para startups.

Muitos dos dados e informações geradas com o controle e análise da contabilidade também são conquistadas em empresas tradicionais.

A questão é que elas se tornam ainda mais essenciais para as startups. Isso porque, com o crescimento acelerado, o controle financeiro, tributário, fiscal e trabalhista também precisa acontecer.

Assim como novos investidores, novos colaboradores e novos clientes precisam ser conquistados, a assertividade e notoriedade fiscal e financeira também precisa ser alcançada frente ao mercado.

Nesse sentido, a contabilidade surge como uma parceira além das questões mais comuns. Ela vai orientar, auxiliar e indicar os melhores caminhos, escolhas e decisões. Isso levando em consideração os demonstrativos da sua startup.

O que com certeza trará mais segurança e tranquilidade para que ela continue crescendo e conquistando investidores.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Quer saber sobre mais especificidades da contabilidade para startups? Entre em contato conosco e descubra como podemos contribuir para que sua startup avance no mercado!

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão