Você sabe o que é a terceirização contábil e quais as vantagens de fazê-la?

por Adove Comunicação / 08 abril 2019 / Sem Comentários

Você realiza a terceirização contábil no seu negócio? Ou conta com um profissional dentro da empresa para realizar todas as questões, financeiras, trabalhistas, fiscais, contábeis, tributárias e previdenciárias?

O trabalho contábil é essencial dentro de qualquer negócio, desde a abertura até o crescimento dele no mercado. Independente do tamanho da empresa, as questões contábeis precisam ser feitas, caso contrário, problemas grandes podem surgir.

Nesse sentido, hoje queremos falar sobre a terceirização contábil, o que ela é e suas vantagens. E claro, vamos aprofundar um pouco na questão da insegurança na hora de deixar informações importantes da empresa nas mãos de um negócio terceirizado. Continue a leitura!

O que é terceirização contábil?

A terceirização contábil, também conhecida como outsourcing contábil, acontece quando a empresa contrata um contador autônomo, escritório ou empresa de contabilidade. Isso ao invés de ter um profissional contábil dentro da empresa, contratado através do regime CLT.

Quando você opta pelos serviços contábeis de uma contabilidade, por exemplo, são analisados os serviços que ela oferece e, dentre eles, é definido quais que sua empresa necessita.

Ou seja, você não precisa contratar tudo, desde que claro, você tenha os serviços essenciais para o bom andamento do seu negócio.

Definido os serviços contratados, são estipulados os honorários mensais a serem pagos à contabilidade. Isso levando em consideração o volume de trabalho contratado.

Terceirização contábil vale a pena?

Terceirização contábil vale a pena

Quando a empresa precisa decidir entre terceirizar ou não a contabilidade, o que normalmente pesa são os custos de cada opção.

Isso também é importante, se não, o mais essencial. Porém, existem outras questões que devem ser analisadas para que a escolha seja ideal para o seu negócio. Vamos pontuá-las e falar mais sobre cada uma a seguir.

  • Tamanho da empresa
  • Complexidade do negócio
  • Confidencialidade dos dados do negócio
  • Agilidade na entrega e recebimento de informações contábeis.

Tamanho da empresa

Empresas de grande porte normalmente contam com atividades complexas quando dizem respeito a contabilidade. O grande volume de informações pode levar a duas situações:

  • uma em que o contador interno dê conta e consiga atender a demanda ou
  • outra em que seja uma demanda muito grande que ele por si só não consiga lidar.

E se ele não conseguir, a contabilidade pode ser um caminho.

Agora, se o negócio é de menor porte –  o que significa atividades e processos menos complexos – a contabilidade pode ser ideal. Isso porque ela trará economia e assertividade em todas as ações contábeis.

Complexidade do negócio

Se separamos por segmento, indústria, serviço e varejo, por exemplo, estaremos lidando com três realidades de contabilidade.

Na indústria o custeio, controle de estoque e os impostos a serem pagos precisam de um foco extremamente exclusivo, sendo mais aconselhado o contador CLT. 

Contudo, empresas de serviço possuem um menor fluxo de atividades contábeis, sendo totalmente viável a terceirização contábil, assim como no varejo.

Não se trata de uma regra. Indústrias não precisam ter um contador CLT, assim como as empresas de serviço e varejo não precisam optar exclusivamente por uma contabilidade.

O critério a ser levado em consideração é a complexidade do negócio. Só após essa análise é que se torna possível identificar a escolha ideal para você.

Confidencialidade dos dados do negócio

Esse ponto em algumas situações passa despercebido, mas deve ser lembrado e analisado por você com muita atenção.

Um contador CLT, traria mais segurança quanto aos dados de processos de abertura de capital, por exemplo? Ou a contabilidade, devido ao volume de informações que lida de outros negócios saberia lidar com mais seriedade os dados que lhe são passados?

Ambos podem ser idôneos ou não. Por isso, analisar a fundo o possível contador interno ou a empresa terceirizada é primordial para garantir o sigilo de tudo que você disponibiliza.

Logo adiante falaremos sobre os pontos que podem te ajudar a analisar a contabilidade, te trazendo mais segurança quanto a escolha.

Agilidade na entrega e recebimento de informações contábeis

Não adianta atender a demanda de trabalho e a confidencialidade estar ok se a troca de informações entre a contabilidade/contador CLT com a empresa não ser ágil.

Nesse ponto um contador interno tornaria a troca de dados mais fácil e rápida, mas não necessariamente é a única opção.

A contabilidade, se contar com uma boa estrutura e realizar as atividades internas com rapidez, pode sim ter agilidade em atender seu negócio sempre que preciso.

Então, identifique se seu negócio tem necessidade de muito contato com o setor contábil. Se sim, analise as duas opções – contador CLT e contabilidade – e questione qual consegue entregar com qualidade e rapidez o que você precisa.

Quais são as vantagens da terceirização contábil?

Vantagens da terceirização contábil
  • Redução de custos: não precisa investir em tecnologia e não precisará pagar todos os encargos trabalhistas que envolvem um contador CLT
  • Foco na atividade principal: colaboradores e gestores podem focar no crescimento do negócio, em estratégias e melhorias. Isso porque sabem que as questões contábeis estão bem amparadas
  • Serviço especializado: maior leque de profissionais que contam com bagagem de conhecimento e experiência no mercado. Eles podem trocar opiniões entre si para encontrar a melhor solução para um impasse no seu negócio, por exemplo
  • Melhor estrutura: além da economia com tecnologia, o escritório de contabilidade conta com as ferramentas necessárias para realizar o trabalho contábil
  • Adequação às regras contábeis: as informações válidas na área contábil são muito instáveis. O que vale hoje amanhã pode não vale mais. Os contadores da contabilidade estão em constante atualização, fazendo cursos e especializações para atender os clientes com qualidade
  • Aumento da competitividade: com todas as questões contábeis sendo resolvidas pela contabilidade, a empresa consegue focar mais nos objetivos. E ainda, manter seus preços competitivos e com mais tempo consegue elaborar bons planejamentos estratégicos
  • Controle de prazos: ao deixar todas as questões contábeis sob a responsabilidade da contabilidade, a assertividade no cumprimento dos prazos é maior, se não exata
  • Segurança técnica: as informações e os processos passam a ser mais assertivos e com uma minimização dos erros ao longo dessas trocas de informações e documentos. Além disso, ocorre maior agilidade em cada trabalho
  • Realidade das falhas: um profissional interno talvez não tenha coragem de falar das falhas que encontra nos processos contábeis da empresa, por medo da demissão, por exemplo. Já a contabilidade agirá levando em consideração o seu trabalho de manter tudo legalizado e o negócio dos seus clientes em dia.

Insegurança na hora de transferir informações importantes

Com o volume de empresas que abrem a cada dia e a concorrência cada vez maior na maioria dos segmentos, os dados de um negócio são extremamente importantes.

Um desvio ou vazamento de uma informação da empresa ao concorrente, por exemplo, pode afetar drasticamente o crescimento e a permanência da empresa no mercado.

Nesse sentido, um contador interno parece a melhor solução. Mas, é totalmente viável e seguro escolher uma contabilidade se você analisar alguns pontos como vamos apresentar abaixo.

  • Confira a certificação da Contabilidade: veja se ela está em dia com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) da região e com o CFC (Conselho Federal de Contabilidade)
  • Conheça a credibilidade: converse com clientes atendidos pela contabilidade que você tem interesse. Pesquise no Google, analise o site e veja as classificações na página do Facebook e os comentários. Faça uma busca completa em todos os canais que achar necessário
  • Analise o atendimento: a comunicação entre o seu negócio e a contabilidade, como falamos acima, precisa ser ágil e de qualidade. Pesquise sobre o atendimento que outros clientes recebem dela. Questione se as dúvidas são respondidas e os problemas solucionados o mais breve possível
  • Verifique a tecnologia usada: questione quais canais de comunicação e softwares de gestão são utilizados para atender as necessidades dos clientes. É essencial que note se a contabilidade acompanha os avanços do mercado nesse sentido. Um novo software ou um novo canal podem tornar o trabalho na sua empresa mais ágil e competitivo, por exemplo
  • Conteúdo informativo: verifique se a contabilidade oferece materiais de apoio e informativos aos clientes. Isso facilita na resolução de dúvidas quanto ao ambiente contábil e torna a relação junto ao cliente mais transparente.

E então?

Terceirização contábil

Você viu que falamos sobre o que é a terceirização contábil, se ela vale a pena e benefícios. E também entramos na questão da insegurança quanto as informações e dados da empresa que são acessados pela contabilidade/contador CLT.

Essa escolha não é fácil, porém precisa ser feita por todo e qualquer negócio.

Nossa sugestão é que você analise tudo que pontuamos e identifique qual melhor pode atendê-lo.

Se restou alguma dúvida ou quer saber mais sobre a Contabilidade Djazil, entre em contato conosco! Estamos aqui prontos para te ajudar!

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão