Serviços contábeis para MEI – sabia em quais a contabilidade pode ajudar!

por Adove Comunicação / 28 maio 2019 / Sem Comentários

Os serviços contábeis sempre foram e vão continuar sendo indispensáveis para o crescimento “saudável” e “seguro” de qualquer negócio. Agora, se tratando de MEI (Microempreendedor Individual), você sabe em quais serviços a contabilidade pode ajudá-lo?

Só para você ter uma ideia da presença dos Microempreendedores Individuais no Brasil, segundo uma matéria publicada no site do G1, foram mais de 2 milhões de empresas abertas em 2018, destas, mais de 80% são MEIs.

Nesse sentido, consideramos muito importante deixá-lo informado a respeito de quais serviços contábeis nós podemos fazer para você! Continue a leitura!

Serviços contábeis para MEI: sou obrigado a contratar?

Antes de falarmos sobre os serviços que realizamos e que podem contribuir muito em suas questões tributárias, fiscais e trabalhistas, precisamos falar sobre ser obrigatório um MEI contratar uma contabilidade ou não.

Caso você ainda não saiba, o MEI não tem obrigação alguma de contratar uma contabilidade. Contudo, ele precisa realizar o pagamento de uma contribuição mensal e ter o controle do faturamento de cada mês.

Então, os serviços que a contabilidade coloca a disposição do Microempreendedor Individual não são obrigatórios, mas podem contribuir muito para sua organização e controle em todas as questões relacionadas ao seu negócio.

Nesse sentido, confira quais questões que você pode ter para resolver no dia a dia e que a contabilidade pode ajudar.

Abertura da empresa

Se você já tem o registro de MEI, não há necessidade de contar com a contabilidade nesta etapa. Contudo, se você ainda precisa realizar a sua abertura de empresa MEI, a contabilidade pode realizar todo o processo de maneira prática e gratuita – em alguns casos.

Vale frisar a importância da classificação correta da sua atividade. Escolher a categoria errada pode gerar complicações no futuro. A contabilidade irá analisar sua atividade e auxiliará na classificação ideal.

Emissão de Notas Fiscais

Essa é uma tarefa relativamente simples depois que você faz a primeira vez. Contudo, caso ainda não tenha emitido nenhuma nota, ela pode parecer complexa já que são alguns campos que precisam ser preenchidos.

Qual a situação tributária que deve ser selecionada? Qual é a Alíquota? Preencher corretamente é indispensável para que você não precise ficar cancelando notas ou tenha complicações. A contabilidade pode te ajudar na primeira emissão, assim você ficará mais tranquilo por estar emitindo corretamente.

Consultoria de gestão

Consultoria de gestão

Seja para questões logo após a abertura da empresa ou durante a existência dela, uma consultoria pode contribuir muito para a estruturação de uma visão a longo prazo do seu negócio.

Não basta se preocupar com o agora, é preciso existir um planejamento e, posteriormente, um monitoramento das questões financeiras a fim de que, quando necessário, melhorias possam ser feitas em busca da expansão do seu negócio.

A contabilidade pode construir um diagnóstico atual e indicar ações para que você consiga alcançar os resultados pretendidos.

Contratação de funcionário

Como o Microempreendedor Individual tem direito de contratar um funcionário, a contabilidade pode facilitar de maneira contínua nas questões trabalhistas, como a folha de pagamento, 13º Salário, Férias, etc.

Com as leis mudando constantemente, são muitos aspectos que você precisará entender e resolver se quiser cuidar das demandas trabalhistas do seu funcionário.

Pagamento do Imposto de Renda

Mesmo que alguns tributos sejam isentos ao MEI, o Imposto de Renda precisa ser analisado com cuidado para que você não pague além do necessário. Nesse sentido, quando chegar o momento de pagá-lo, a contabilidade pode analisar sua situação e indicar como este pagamento deve ser feito.

Mudança de MEI para ME

Mudança de MEI para ME

Qual empreendedor que não deseja crescer, não é? Essa mudança de regime tributário pode e vai impactar em muitas questões do seu negócio.

É preciso entender a fundo todos os pontos que mudam e todas as etapas legais que devem ser realizadas. Nesse sentido, a contabilidade pode realizar a mudança de forma assertiva evitando erros nas documentações ou processos.

Encerramento das atividades

Desejamos que isso não aconteça com você, mas assim como qualquer outro negócio, você pode vir a encerrar as atividades, ou seja, precisar dar baixa no seu registro.

As etapas que envolvem essa atividade podem ser realizadas com mais praticidade e assertividade pela contabilidade. Ficar com documentações ou pagamentos pendentes ninguém quer, concorda?

E então?

Você viu que falamos sobre quais serviços a contabilidade dispõe para ajudar o MEI. E ainda, pontuamos novamente a questão de não ser obrigatório a contratação da contabilidade por parte do MEI.

Mesmo que se trate de uma empresa pequena, você precisa se dedicar ao marketing e ao produto/serviço dela, certo?

Ao contar com o suporte da contabilidade nas atividades que mencionamos acima, você terá muito mais tempo para focar no que realmente importa. Isso claro, mantendo as questões do seu negócio em dia, já que tem o auxílio contábil.

Alguns dos serviços que apresentamos são uma dificuldade para você? Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e saiba como podemos ajudá-lo!

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão