O que MEI, micros e pequenas empresas precisam considerar para escolher uma contabilidade

por Adove Comunicação / 18 setembro 2019 / Sem Comentários

Não é novidade que ao ter a assessoria de uma contabilidade, muitos negócios se tornaram mais promissores e hoje contam com uma caminhada mais sólida no mercado.

Entretanto, escolher uma contabilidade pode demandar certas análises, já que se trata de contar com o auxílio dela para encaminhar melhor as questões financeiras, tributárias, fiscais e trabalhistas da sua empresa.

Pensando neste ponto tão importante para o MEI, micros e pequenas empresas, iremos falar neste conteúdo sobre por que o Microempreendedor Individual deve escolher uma contabilidade, quais são as vantagens para ele e as micros e pequenas empresas.

E ainda, iremos comentar a respeito do que você deve avaliar para escolher e como o serviço Slim pode contribuir para uma gestão mais eficiente do seu negócio. Continue a leitura!

Por que é indicado ao MEI escolher uma contabilidade?

Com exceção do MEI, o serviço da contabilidade é obrigatório para todos os tipos de empresa.

Porém, a consultoria contábil também pode ser muito válida a ele, como é mencionado no site do Portal MEI, o MEI apenas não é obrigado a ter contador, mas caso queira que seu serviço contábil seja realizado de maneira mais profissional, a contratação de um contador pode ser adequada. Para conseguir empréstimo ou para a emissão de uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), por exemplo, o trabalho de um contador pode ser primordial.

Nesse sentido, o MEI não é obrigado a ter contador, mas a consultoria e o acompanhamento de um podem facilitar muito o trabalho dele. Além disso, o MEI que conta com os serviços de um contador possui vantagens na hora da declaração anual.

Na Lei 128/2008, que trata das questões referentes ao Microempreendedor Individual, não há nada que obrigue o MEI a contratar uma contabilidade ou a manutenção de um contador por parte de empresas que não ultrapassem R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais) de faturamento anual, já que os impostos poderão ser recolhidos em valores fixos e mensais a partir de uma declaração de faturamento, através do Simples Nacional.

Então, se você tem um MEI e acha que não precisa de uma contabilidade, legalmente você está certo, mas pense o quanto ela irá trazer vantagens, e consequentemente lucratividade para sua empresa.

Vantagens ao contratar os serviços de uma contabilidade

  • Tempo: Já pensou quanto tempo você gasta tentando entender leis, tributos e assim por diante? Ao deixar um profissional fazer isso, além de qualidade no serviço, você ganhará tempo para cuidar de outras áreas do seu negócio.
  • Gestão eficiente e lucrativa: Para alcançar o tão sonhado sucesso é necessário que os recursos financeiros de sua empresa sejam geridos de forma eficiente. Esta é uma das especialidades dos contadores, eles trabalham no fluxo de caixa, promovem avaliação dos custos e ainda podem contribuir com sugestões estratégicas para outras áreas da sua empresa.
  • Estar em dia com os órgãos públicos: Ao escolher uma contabilidade você estará exercendo suas atividades de forma correta e segura e conseguirá de forma mais assertiva e otimizada deixar em dia todas as questões relacionadas aos órgãos públicos.

Fatores que devem influenciar na escolha de uma contabilidade

Escolher uma contabilidade é um trabalho que garantirá benefícios para sua empresa, não apenas de forma imediata, mas a longo prazo.

Essa escolha deve ser encarada como uma importante ferramenta para ajudar na administração financeira e no controle de custos e despesas do seu negócio.

Quanto ao que você deve levar em conta ao escolher uma contabilidade, listamos alguns pontos que são fundamentais:

  1. Especialistas no assunto: Como você já deve ter notado, as questões tributárias, fiscais e trabalhistas demandam muito entendimento, além da busca de conhecimento constante. Por isso a importância de você avaliar se a contabilidade conta com profissionais capacitados e que se atualizam frequentemente em relação a todas as questões que envolvem os serviços oferecidos por ela.
  2. Relação custo-benefício: Avalie os honorários contábeis e os serviços que a contabilidade dispõe, bem como, a demanda de serviços que sua empresa precisará contratar.
  3. Qualidade e agilidade no atendimento: Além de um atendimento de qualidade, é fundamental que a contabilidade mostre agilidade na busca e fornecimento de informações. Essa velocidade no recebimento e envio de dados pode ser imprescindível em questões mais pontuais do seu negócio.

Se você quer conferir mais dicas para contratar uma contabilidade, confira nosso conteúdo com dicas para escolher uma consultoria contábil.

O que é o Slim e como ele pode ser perfeito para meu negócio

No conteúdo alguns sinais de que a sua empresa precisa dos serviços de uma contabilidade pontuamos que o Slim é um pacote de serviços com preço mais acessível que o padrão e que garante assessoria de qualidade com valor ajustado para micro e pequenas empresas.

Nesse sentido, ele é uma prestação de serviços focada em empreendedores que estejam começando com o intuito de que sejam bem assessorados desde o início e não precisem pagar caro por isso.

Através dele é elaborada uma análise para identificar quais serviços realmente são indispensáveis no seu negócio, de modo que a contabilidade consegue estruturar um pacote de serviços dentro do que você precisa.

E então?

Você viu que falamos sobre por que o MEI deve escolher uma contabilidade, quais são as vantagens, o que avaliar para escolher e ainda comentamos também sobre o serviço Slim.

Como pontuamos ao longo do conteúdo, o MEI não é obrigado a contratar uma contabilidade, entretanto, micros e pequenas empresas precisam.

A contabilidade deve ser vista como uma consultoria muito benéfica a qualquer negócio, já que o serviço oferecido por ela pode evitar problemas futuros e manter em dia as questões contábeis.

E claro, não podemos esquecer que ela pode ir muito além de folhas de pagamento e controles financeiros. Ela pode prestar assessoria e, através da análise dos dados do seu negócio, identificar ideias e insights para melhorar outros departamentos e processos internos!

Nesse sentido, são inúmeras as vantagens de contar com os serviços e suporte de uma contabilidade. Sua empresa terá mais segurança quanto as informações contábeis e poderá dedicar maiores esforços nos aspectos que impactam no crescimento.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão