Antecipando o IR – quais as despesas que podem ser abatidas na declaração?

por Adove Comunicação / 20 dezembro 2018 / Sem Comentários

O que as pessoas normalmente se preocupam e prestam atenção no início do ano é o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). E não é para menos. Não realizar a declaração do Imposto de Renda no tempo certo pode gerar sérios problemas junto ao governo.

Porém, hoje nosso assunto é dentro do IR, mas sobre despesas que podem ser abatidas na declaração. Esses abatimentos sempre contribuem no orçamento, sendo até um alívio já que normalmente os gastos de final de ano podem extrapolar.

Vamos apresentar abaixo em quais questões que você consegue abatimento na declaração do Imposto de Renda.

Despesas que podem ser deduzidas no Imposto de Renda

  • Dependentes: se um casal é separado, por exemplo, o filho não pode constar em duas declarações, apenas em uma. Ou seja, o dependente só pode ser citado em uma declaração. Outro ponto que vale lembrar é que quem for declarar dependentes, estes acima de 8 anos devem ter o número do CPF informado.
  • Gastos com educação: são dedutíveis despesas e mensalidade com creche, pré-escola, ensino fundamental, médio, superior e ensino profissional.
  • Gastos com saúde: são dedutíveis gastos com médicos, dentistas, psicólogos, exames laboratoriais, próteses ortopédicas e dentárias dentre outros. Algumas cirurgias plásticas podem entrar, desde que atendam alguns critérios. Planos de saúde e odontológico também. Receituário médico e Nota Fiscal são algumas obrigatoriedades a esse tipo de dedução.
  • Gastos com previdência: o abatimento varia conforme o tipo de previdência. O abatimento é ilimitado à previdência social, porém, para a previdência privada depende do plano.
  • Doações: é possível abater um determinado valor das doações realizadas.

Meu Imposto de Renda

Conforme dados do site da Receita Federal, o Meu Imposto de Renda é um serviço da Receita Federal do Brasil que permite o preenchimento, o envio e a retificação de Declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) utilizando dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Android e iOS (Apple) ou utilizando o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no sítio da RFB na internet.

Ele já está disponível a partir deste ano.

Contabilidade pode ajudar

Não especificamos todos os abatimentos em cada categoria porque além de serem muitos, existem algumas restrições importantes a fim de que cada um realmente possa ser abatido.

Da mesma forma em que cada categoria nem tudo entra. Por exemplo, na categoria de gastos com educação não entra material escolar.

Esse benefício de dedução nos valores devidos de Imposto de Renda é muito vantajoso, principalmente porque alivia o bolso de você, contribuinte.

Porém, é fundamental ficar atento ao que realmente você tem direito de deduzir e de qual forma fazer esse processo.

Ter o auxílio da contabilidade na identificação do que você pode deduzir do seu imposto é o mais indicado.

Ninguém quer ficar em dívida com o Leão, certo?

Se precisar de ajuda para identificar e definir onde você pode realizar a dedução ou para fazer a declaração em si, entre em contato conosco!

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão