Você sabe o que é a contabilidade rural?

por Adove Comunicação / 06 fevereiro 2019 / Sem Comentários

contabilidade rural  tem tanta importância quanto a que é aplicada em outros segmentos e atividades. Empreendimentos do agronegócio precisam ter um controle de lucros e despesas como todas as outras empresas.

É preciso ficar atento, pois algumas questões devem ser tratadas de forma personalizada para este empreendedor. Você sabe como ela funciona, afinal?

Vamos falar um pouco sobre o que é a contabilidade rural, alguns exemplos de registros contábeis que precisam ser feitos, se é obrigatória, sua importância, benefícios e como está o mercado! Continue a leitura!

O que é a contabilidade rural?

A contabilidade rural é a aplicação de técnicas da contabilidade em empresas rurais, ou seja, é a realização do papel contábil em um negócio agrícola.

Este que pode ser do setor agrícola, zootécnico, agropecuário ou agroindustrial.

Nesse sentido, é realizado o estudo dos ativos (terras, equipamentos, fertilizantes, etc), passivos (empréstimos bancários, etc) e do patrimônio líquido da empresa.

Ao realizá-la, efetua-se a orientação, controle e registro de ações e práticas realizadas em agronegócios.

É importante frisar que esse segmento possui características próprias e que exige conhecimentos relativos à contabilidade rural.

Então, é preciso que o contabilidade que você for contratar entenda de todas as questões tributárias, fiscais, legais e trabalhistas voltadas para esse setor.

Quais registros contábeis devem ser feitos nas atividades rurais?

Os registros rurais devem abordar as contas de receitas, custos e despesas, respeitando os princípios fundamentais da contabilidade.

Quando os componentes patrimoniais são animais, por exemplo, eles devem ser analisados e divididos: estoque de animais, nascimentos de animais e custos de animais. Quando os componentes não forem animais, você pode avaliar para os registros contábeis informações como:

  • Estoque de produtos agrícolas
  • Despesas pré-operacionais
  • Imobilizados
  • Ativos da empresa rural.

Esses são alguns exemplos, mas existem muitos outros componentes que podem e devem constar nos registros contábeis. É indispensável analisar qual é realmente necessário ao seu ramo antes de realizar a avaliação.

A avaliação dos ativos e passivos deve levar em consideração o ramo de negócio, os animais, produtos, etc.

A escrituração contábil das atividades rurais é obrigatória?

A escrituração contábil das atividades rurais é obrigatória e aconselhamos que seja feita por profissional capacitado e com experiência em trabalhos contábeis semelhantes.

Isso porque existem muitas particularidades aplicadas a cada atividade deste segmento.

Qual a importância dela?

Você já sabe que a contabilidade rural é obrigatória. Mas, qual a importância dela?

Os trabalhos desenvolvidos pelos produtores dos agronegócios envolvem instabilidade e riscos. Essas duas palavras assustam qualquer empreendedor, e nos trabalhos rurais não é diferente.

O mercado que engloba a agricultura e a agropecuária podem ter suas produções de bens prejudicadas ou elevadas por causa dos fatores climáticos, do mercado, variações dos preços dos insumos e do produto em si.

No que a contabilidade rural pode ajudar? Além de nortear boas práticas de gerenciamento, ela consegue colaborar na identificação de estratégias que podem trazer melhores resultados tanto na produtividade quanto no lucro.

Outro ponto é que o agricultor, devido às demandas que a rotina de trabalho exige, não tem tempo para administrar ou aprender sobre o gerenciamento do seu negócio.

Essas são questões importantes que reforçam a necessidade de uma atuação constante da contabilidade neste meio.

Nesse sentido, a contabilidade rural pode ser uma grande parceira para manter o equilíbrio entre o que é produzido e o que é vendido.

Lembre-se que normalmente lida-se com produtos perecíveis e que, caso o tempo passe, é muito comum ser extremamente necessário vender quase de graça.

É em situações assim que a contabilidade vai ajudar. Um controle mais assertivo de insumos, de plantação e de venda.

Tudo passa a ser analisado diariamente e as mudanças no preço da saca ou uma chuva de granizo, por exemplo, podem ser menos impactantes se houver um bom planejamento dos custos e despesas.

Benefícios dessa contabilidade

Contabilidade rural: benefícios

  • Conta com assessoria focada neste segmento de negócio
  • Permite conhecer a realidade econômica da empresa rural
  • Organização das informações relacionadas aos ativos e passivos
  • Auxilia na verificação de pontos positivos e negativos do negócio
  • Possibilita o planejamento e adoção estratégias para melhorar resultados
  • Auxílio na tomada de decisões
  • Preparação para épocas de menor demanda
  • Capacitação do negócio para crescimento
  • Maior controle dos custos, receitas e despesas.

Mercado do agronegócio está aquecido

Você viu que falamos sobre o que é contabilidade rural, apresentamos alguns registros contábeis que devem ser feitos e mencionamos que é obrigatória a escrituração. E ainda, falamos da importância que ela tem para este segmento.

Sempre precisaremos de alimentos para sobreviver, certo? Então, apesar das altas e baixas que já ocorrem no mercado ao longo dos anos, produtos agrícolas sempre chegaram até nossos lares.

O que mudou é que empreendedores e investidores estão apostando na tecnologia para melhorar os processos de produção, do início ao fim, e que, com esses avanços, a produção tende a dar um salto ainda maior.

Grande demanda não combina com falta de gestão, concorda?

É preciso continuar caminhando com o mercado, a inovação e a tecnologia. Porém, é preciso ter alinhado custos, receitas e despesas. Caso contrário, o empreendedor rural pode quebrar, assim como qualquer outra empresa.

Percebeu onde queremos chegar? Empresa rural, seja de pequeno, médio ou grande porte, hoje é indispensável a gestão e total controle dos ativos e passivos. Só assim é possível crescer, acompanhar e se manter no mercado do agronegócio.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de uma contabilidade rural no seu negócio? Converse conosco e descubra como podemos te ajudar!

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão