Tem hora certa para contratar uma consultoria contábil?

por Adove Comunicação / 02 agosto 2019 / Sem Comentários

Antes de responder a esta pergunta, vamos falar mais sobre a importância da consultoria contábil que não deve ser contratada apenas na hora da crise, mas pensando em evitá-la.

Quando algumas dificuldades chegam, elas oferecem o ônus e o bônus, oportunidades de ganhos, ameaças de fracasso e perda de capitais. E você sabe disso mais do que nós, certamente. Embora aceite os desafios, o empreendedor precisa saber que todo risco deve ser calculado.

Por isso afirmamos que a consultoria contábil é importante. Seja no momento da abertura da empresa ou quando for momento de expandi-la. A área contábil de uma empresa é fundamental para a gestão de qualquer negócio, independente do ramo de atuação. É aí que muitos empresários se perguntam se deveriam contratar uma consultoria externa, onde ela poderia ajudar e em qual momento essa contratação deveria ser feita.

São muitas as dúvidas e até mesmo os receios, mas este artigo irá ajudar você a entender que uma consultoria contábil é necessária. Até porque as leis que configuram a legislação fiscal brasileira são inúmeras e as mudanças que acontecem são constantes.

Por isso, a hora é agora! Muitos empresários acabam contratando uma consultoria contábil  apenas quando se veem com algum problema na empresa. Mas, seria certo que uma contratação antecipada evitará dores de cabeça com esse tipo de burocracia e, principalmente, impedir os altos custos que acontecem com situações que poderiam ser evitadas.

Por que deveria contratar uma consultoria contábil?

Primeiro porque trará segurança e crescimento para a empresa.

Quando falamos de pequenos negócios, onde o dono da empresa é quem faz este trabalho, ao contratar uma consultoria contábil, ele terá mais tempo no planejamento estratégico da empresa, pensando no seu futuro e crescimento.

A consultoria contábil irá ajudar a empresa a se manter em dia com as obrigações legais. O que muitas vezes, alguém que não é da área, poderá deixar passar despercebido, por falta de conhecimento ou até por acúmulo de atividades, o que mais adiante pode trazer muitos incômodos e dívidas com a Receita Federal.

Com o conhecimento e a experiência dos profissionais, as ações trabalhistas podem ser evitadas, já que vencimentos serão sempre lançados da maneira correta.

Onde a consultoria contábil irá atuar em minha empresa?

consultoria contábil em santa catarina

Ela terá um papel fundamental no crescimento da empresa. Além de cuidar dos registros de dados, para fins fiscais e tributários estará fornecendo informações importantes para tomadas de decisões. Ainda, mantém toda a sua documentação guardada de forma correta garantindo toda a segurança no caso de eventuais inspeções. Contratar uma consultoria contábil pode ser o passo que faltava para garantir o crescimento e organização da empresa.

A importância da consultoria contábil

O contador é dono de uma visão global da estrutura patrimonial de uma entidade, das possibilidades de crescimento e dos limites de atuação. Em resumo, trata-se de um baita especialista, onde as recomendações poderão ser essenciais para um empreendimento. Por isso, ao contratar a consultoria contábil, você sabe que a saúde financeira de sua empresa estará nas mãos de profissionais qualificados.

Benefícios da contratação

As informações da contabilidade, feitas corretamente e no tempo adequado, são a chave para melhorar a tomada de decisões, com qualidade e para a gestão consciente dos recursos da empresa, resultando em uma composição de preços mais ágeis e mais próximos da realidade.

Um dos principais benefícios que o setor de contabilidade traz para a companhia é a credibilidade não é mesmo?! Fator essencial no mundo corporativo. Por meio de relatórios, programas específicos e planejamento, os profissionais da área equilibram receitas e despesas. Eles auxiliam nas tomadas de decisão e ajudam a manter um bom relacionamento com os fornecedores.

O contador tem como uma das principais funções orientar a gestão da organização quanto aos diversos aspectos de natureza patrimonial, econômica e financeira da empresa.

Serviços prestado pelos profissionais

São inúmeros os serviços que o profissional responsável pela consultoria contábil pode oferecer. Entre elas está a verificação das situações fiscais junto aos órgãos governamentais. Conferir se cumpriu pagamentos de obrigações tributárias, detectar e resolver irregularidades nesse campo. Ele tem capacidade para visualizar o cenário financeiro da organização, como acompanhamento dos fluxos de caixa (entrada e saída). Pode sugerir medidas que garantam o equilíbrio das finanças. Ainda, o contador audita registros e relatórios contábeis e recomenda ações que evitem erros e fraudes. Por fim, apurar e analisar indicadores econômico-financeiros, como os índices de rentabilidade, grau de endividamento, imobilização de capital e rentabilidade.

Enfim, podemos afirmar que as vantagens da consultoria contábil são diversas e entre elas podemos destacar a consultoria diária; a credibilidade; o financiamento a baixo custo; as inscrições regulares; o controle financeiro e econômico; o planejamento estratégico; a organização; e a economia de tempo e dinheiro. Não espere mais!

Apoio às decisões estratégicas

Podemos dizer que administrar é tomar decisões não é mesmo?. Principalmente aquelas de caráter estratégico. Quais sejam, de iniciativa da alta administração (sócios, acionistas, diretores) e que dizem respeito ao futuro da entidade (médio e longo prazos), as quais podem incluir:

  • investimentos na expansão de negócios;
  • inovação quanto aos produtos ou serviços fornecidos;
  • aumento da participação no mercado;
  • estratégias de marketing e de vendas;
  • contratação de empréstimos e financiamentos.

Perceba que são medidas cuja implementação requer o uso de informações completas, precisas, confiáveis e à disposição no momento oportuno. É importante saber  que elas podem resultar em crescimento das atividades empresariais, mas também comprometer a própria existência da empresa, caso venham a ser executadas de forma inadequada.

E são precisamente os relatórios, as análises, os dados e as sugestões dos contabilistas que constituirão uma base segura para as tomadas de decisões gerenciais.

E agora que você já está mais bem informado sobre o assunto, compartilhe o post nas redes sociais, pois ele poderá ser útil para outras pessoas. E se ainda ficou alguma dúvida leia o post sobre o que considera para escolher uma consultoria contábil. Ou ainda, você poderá entrar em contato conosco.

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão