A Secretaria da Fazenda de Rio do Sul inicia em outubro o envio de correspondências para os contribuintes com algum tipo de atraso de impostos junto a prefeitura. São quase 6,6 mil boletos com débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Fundo de Reaparelhamento dos Bombeiros (Funrebom), além de taxas de expediente, lançamentos tributários ou outros tipos de cobrança atrasadas.
No mês de setembro, 814 correspondências já haviam sido enviadas para uma faixa de contribuintes diferenciada, em que o débito era exclusivamente de cobranças divididas em parcelas. Débitos que já estão sendo negociados via judicial não estão incluídos nesta campanha.
O contribuinte receberá em casa um aviso da pendência e um boleto com o valor cobrado. Há uma vantagem para quem aceitar a negociação, já que será reduzido em 50% o valor do juro e da multa cobrados pelo atraso. O secretário da Fazenda de Rio do Sul, Rubens Menslin, observou que o objetivo é oferecer condições para que os débitos sejam regularizados e se evite cobranças judiciais. “A partir do momento em que o contribuinte regulariza sua situação, evita-se uma dor de cabeça. E é sempre importante evitar a judicialização da cobrança”, comentou.
Caso o contribuinte receba a correspondência e tenha dúvidas sobre valores, formas de cobrança ou já tenha realizado o pagamento anteriormente, é possível entrar em contato com a Secretaria da Fazenda na prefeitura. A campanha para quitação dos débitos se estenderá até 31 de outubro, prazo final para pagamento dos boletos enviados na correspondência.
Fonte: Prefeitura de Rio do Sul