O que considerar para escolher uma consultoria contábil

por Adove Comunicação / 26 julho 2019 / Sem Comentários

A eficiência de qualquer negócio também depende de uma boa consultoria contábil. Independentemente do tamanho ou segmento, essa área é a responsável por controlar todo o patrimônio de uma empresa, por isso exige extrema responsabilidade.

Mais que segurança, uma boa gestão de contabilidade também confere credibilidade à imagem de uma empresa, que é um ponto essencial no universo corporativo.

A seguir, vamos falar mais sobre a importância e as principais vantagens que uma consultoria contábil agrega no mercado, além de tudo o que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma!

Entenda as principais funções de uma consultoria contábil

Em primeiro lugar, a função da consultoria contábil é orientar a gestão da organização de uma empresa.

Para isso, é preciso considerar todas as informações relevantes, que envolvem questões internas, como colaboradores, gestores e membros da direção, e externas, como fornecedores, clientes, meio econômico, etc.

Os profissionais que lidam com esses dados têm acesso aos dados que representam a saúde financeira completa de uma empresa, como notas fiscais, extratos bancários, quadro de funcionários, relatórios financeiros, entre outros.

Dada a importância, particularidade e até o teor confidencial desse tipo de informação, é nítida a importância de uma consultoria contábil que seja verdadeiramente aliada às necessidades e aos objetivos de cada gestor.

Além de conhecer as particularidades de cada negócio e os meios próprios de gerir sua contabilidade, o profissional ou empresa da área também deve estar atualizada em relação às mudanças na legislação e regras do mercado financeiro.

Como em qualquer outro segmento, a contabilidade também sofre mudanças com o passar do tempo, exigindo uma constante busca por conhecimento!

Uma dica para quem está buscando por esse tipo de serviço é buscar sempre por boas referências e avaliar o que inclui a gama de seus serviços, bem como seus principais benefícios.

Descubra as vantagens desse tipo de assistência

Agora que as responsabilidades de uma consultoria contábil estão claras, é hora de esclarecer as vantagens que podem facilitar a rotina das empresas:

Melhor controle financeiro

Não existe organização que sobreviva sem um controle financeiro verdadeiramente eficiente. A consultoria contábil está habilitada a elaborar o fluxo de caixa e monitoramento de capital de giro.

Por si só, esse controle já é essencial. Além desse ponto importante, uma consultoria também ajuda a analisar a viabilidade e a necessidade de busca por recursos externos, como empréstimos e financiamentos.

Ou seja, uma consultoria contábil pode tirar uma empresa de alguns apertos, inclusive impedindo-a de gastar dinheiro à toa.

Planejamento tributário

O planejamento tributário pode iluminar questões que antes eram nebulosas. Afinal, como uma empresa pode saber se paga uma carga de impostos maior do que deveria sem esse cuidado?

Um serviço especializado de uma consultoria contábil certamente pode resolver esse ponto. Assim, o gestor terá em mãos o melhor regime de tributação para, inclusive, reduzir legalmente o valor dos seus impostos.

Menos custos e mais lucratividade

Entre os custos de uma estrutura empresarial, podemos considerar os custos fixos, quando o valor se mantém sem alterações em relação às operações da empresa e os custos variáveis, que mudam conforme maior ou menor quantidade de vendas de produtos e serviços, como é o caso das comissões, matérias-primas e embalagens.

Nesse ponto, uma consultoria contábil eficiente também pode trazer auxílio operacional e diminuição de custos. Ela vai avaliar a estrutura, verificando a estratégia adequada para o equilíbrio da receita da empresa.

O potencial de aumento de vendas e a carteira de clientes são dois pontos muito considerados na hora de crescer estrategicamente. No fim, o resultado desse acompanhamento pode trazer menos custos do que o esperado e ainda melhorar o índice de lucratividade.

Mais credibilidade

Imagine a imagem que uma empresa bem organizada, com as obrigações legais em dia e com relatórios precisos passa para o mercado.

Considerando que a contabilidade é um dos fatores mais negligenciados por grande parte dos negócios, prezar por uma boa organização financeira pode ser um diferencial.

Clientes e fornecedores percebem facilmente quando uma empresa conta com uma equipe contábil de qualidade, o que reflete em mais confiança.

Confira algumas dicas para escolher a consultoria contábil ideal

A consultoria contábil é um investimento muito importante, por isso muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher a ideal para a sua empresa.

Embora seja comum encontrarmos casos de empreendedores que definem a contratação do serviço a partir do montante de dinheiro a ser investido, os critérios principais passam longe disso. Afinal de contas, uma consultoria extremamente barata pode até trazer despesas pesadas no futuro!

A experiência profissional deve ser um dos principais pontos no radar. Não vamos esquecer que, com o mercado enfrentando uma crise, muitos ótimos profissionais e empresas de consultoria buscam recolocação ou simplesmente novas oportunidades.

Procure saber melhor o histórico do profissional, onde ele atuou e quais suas especialidades. Enfim, tenha um panorama claro da sua trajetória profissional.

O profissional ou empresa conta com vasta experiência naquilo que você precisa? Considere os principais desafios da empresa e o seu setor específico. São as altas tributações? Ou os gastos extras com expansão ou novas demandas, por exemplo?

É preciso verificar se a área de atuação do profissional está alinhada à empresa que busca contratá-lo. No mercado, existem diversas opções de profissionais com um arranjo amplo de competências, cada um com sua especialidade.

Desconfie…

…de profissionais ou empresas que se dispõe a realizar todo e qualquer serviço contábil. Dificilmente a área de especialização será tão abrangente.

Também é importante verificar o porte da empresa de consultoria. É interessante que exista um equilíbrio entre o tamanho de ambas as empresas envolvidas nesse processo. Uma grande consultoria contábil pode ter outras prioridades, dependendo do seu leque de clientes.

Sua empresa é menor? Talvez seja interessante verificar o seu ranking na lista de prioridades da consultoria. Isso também vale para o fator logístico. Encontrar empresas parceiras não tão distantes da sua sede também pode ajudar bastante na hora de lidar com desafios diários.

Vale também efetuar uma boa pesquisa cadastral, entender a situação financeiras da parte que oferece os serviços de consultoria. Ela terá em mãos seus dados, sua receita, o coração financeiro da empresa. Evita-se, dessa forma, tráfico de influência e outros possíveis desvios.

Por fim, o fator “indicação” tem grande valor nesse momento. Um processo seletivo sempre será melhor quando contar com referências de outras empresas que tiveram boas experiências. Uma indicação de confiança vale ouro no mercado.

Gostou de saber mais sobre a importância e as vantagens de uma consultoria contábil? Quer saber ainda mais sobre o assunto para contratar a sua? Então continue acompanhando o conteúdo exclusivo do blog!

 

 

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão