Não declarou o Imposto de Renda? E agora, o que fazer?

A contabilidade Djazil explica quais os primeiros procedimentos para quem ainda não fez a declaração

Todos os anos milhares de brasileiros tem o dever de prestar as contas com o governo. Porém, para aqueles que não fizeram a declaração do Imposto de Renda 2013 (IR) até o dia 30 de abril, ainda está em tempo de ficar em dia com a Receita Federal.

De acordo com a auxiliar do setor financeiro da Djazil, Luciane Zanin, o primeiro passo é identificar mesmo se o contribuinte realmente tinha a obrigação de declarar, para então, buscar ajuda de um profissional da área. “Após o dia 30 de abril, prazo final para a entrega das declarações, ainda é possível declarar. Porém, automaticamente ao efetuar a entrega, seja de 2013 ou de exercícios anteriores, será gerada a multa pelo atraso. Essa multa pode variar de R$ 165,74 (valor mínimo) e chegar até 20% do valor do imposto devido”, explica.

Essa é a única opção que a Receita Federal oferece para os contribuintes que não acertaram as contas dentro do tempo determinado. Dessa forma, para os próximos exercícios orienta-se que todos fiquem atentos aos prazos.