Com objetivo de estimular a prática da reciclagem no município, a prefeitura de Rio do Sul dará desconto de 15% na Taxa de Coleta de Lixo para contribuintes que fizerem a adesão da Coleta Seletiva 2014. Interessados devem acessar o site da Prefeitura de Rio do Sul, na aba Serviços Online, Solicitação Coleta Seletiva 2014, até o dia 31 de outubro.
De acordo com o secretário de Fazenda, Rubens Menslin, os contribuintes que fizerem a adesão dentro do prazo receberão o benefício no carnê do próximo ano. Ele lembra que em caso de condomínios ou edifícios, o desconto pode ser solicitado pelo síndico.
Dos cerca de 20 mil contribuintes cadastrados na Secretaria de Fazendo do município, apenas 284 estão cadastrados para receber o benefício. A baixa adesão incide diretamente no que é levado aos aterros sanitários. Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Luiz Carlos Zico Ledra, as 100 toneladas de reciclado coletadas mensalmente são apenas 10% de todo o lixo produzido. “Atualmente são coletadas mil toneladas de lixo convencional todo mês e sabemos que grande parte desse material poderia ser reciclado”, argumentou Ledra.
Quem aderir ao programa deverá estar atento aos dias da Coleta Seletiva. “Não é necessário separar nem lavar o material reciclado, para que água potável não seja desperdiçada. Eles devem ser armazenados todos em um mesmo recipiente e colocados para coleta nos dias definidos”, argumentou o diretor do Departamento de Meio Ambiente.
De acordo com Alexandre Carvalho, gerente da Serrana Engenharia, empresa responsável pela Coleta Seletiva e Convencional, os únicos materiais que não são aceitos pela Coleta Seletiva são restos de comida, papel higiênico e fraldas descartáveis, que são materiais que não podem ser reciclados.
Os dias e locais de coleta podem ser consultados no site da prefeitura, na aba Coleta de Lixo. A Serrana Engenharia conta com um sistema de rastreamento instalado nos caminhões, e através do computador pode verificar os pontos onde o material já foi recolhido, inclusive o tempo de parada e o horário que passou na rua. “Mesmo assim, alguns problemas existem. As pessoas devem procurar a Prefeitura ou fazer sua reclamação através do número 0800-642-0303”, finalizou Carvalho.
www.riodosul.sc.gov.br