Função da contabilidade – ela é indispensável em alguns serviços

por Adove Comunicação / 08 outubro 2018 / Sem Comentários

Muito já se falou sobre a importância de existir uma contabilidade para cuidar de certas questões legais da empresa, especialmente aquelas que se enquadram como micro ou pequenas.

Normalmente, empresas menores costumam trabalhar até um certo período sem a assessoria de uma contabilidade, devido ao fluxo de trabalho ser reduzido ou apenas por questão financeira.

Entretanto, as grandes empresas não possuem outro caminho a não ser contar com a ajuda contábil, pois todos os trabalhos que cabem a contabilidade surgem em proporções maiores.

Entenda quais responsabilidades cabem ao contador ou escritório de contabilidade e o que a sua empresa não pode fazer sem este auxilio especializado.

Lei 10.406/2002 do Novo Código Civil

A Lei 10.406/2002 do Novo Código Civil, apresenta no Capítulo IV, da Escrituração, Art. 1.179 que:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Isso significa que existem alguns papéis que a contabilidade desenvolve e que só cabem a ela. A Escrituração Fiscal e Contábil, por exemplo, é uma ação que só cabe a ela. Tratando-se de documentos fiscais que devem ser apresentados ao governo, torna-se mais sensato contar com o profissional especializado, além de ser obrigação como na questão citada na lei.

Serviços realizados pela contabilidade

Algumas contabilidades, não necessariamente a maioria, oferecem serviços como Escrituração Fiscal e Contábil, Pessoal, Societário e Registros especiais, Assessoria Pessoa Física e Consultoria Empresarial.

Se for feita uma análise, como já mencionado, apenas é obrigatório contratar o trabalho da contabilidade para realizar a Escrituração Fiscal e Contábil. Os demais serviços exemplificados não possuem caráter de exigência, mas contribuem para o crescimento da empresa, pois auxiliam em demais questões burocráticas do negócio.

Na rotina diária da empresa, o contador está inserido na realização de atividades técnicas como os registros contábeis, a organização e controle financeiro, fluxo de caixa e orçamentos, prestação de contas, balancetes mensais e demonstrações contábeis. Isso porque é o contador que deve prestar informações relativas ao balancete contábil e ao pagamento de contribuições, impostos e encargos. Manter em dia os livros ficais também é atividade do contador.

Abertura de empresa

Na abertura de uma empresa, a contabilidade desempenha as seguintes funções:

  • Orientar o formato jurídico que a empresa pode adotar, influenciando diretamente no regime fiscal que ela se encaixará;
  • O contador irá estruturar e guiar o empresário sobre os procedimentos a serem realizados para a abertura da empresa;
  • Redigir contrato social da empresa.

Fechamento da empresa

No fechamento de uma empresa, a contabilidade desempenha as seguintes funções:

  • Indicar os passos necessários para realizar o fechamento;
  • Auxiliar o empreendedor no balanço de encerramento das atividades, inventário, pagamento de credores e levantamento de recebíveis;
  • Definir como será feito o compartilhamento dos bens e o processo de liquidação quando necessário.

Contabilidade é a corresponsável legal pela empresa

Por lei, o contador é corresponsável por qualquer ação dolosa praticada por terceiros na empresa/cliente. Assim, os balanços precisam ser fiéis a realidade, assim como todas as informações oficiais registradas na contabilidade.

A empresa precisa de uma contabilidade

Pode ser um custo não planejado no orçamento do seu negócio a princípio. Mas, a realidade é que em algum momento o serviço contábil vai ser o seu único caminho.

A empresa não é obrigada perante a lei a contratar uma contabilidade. Em contrapartida, o Art. 1.179 da Lei 10.406/2002 menciona que o empresário é obrigado a contar com um sistema de contabilidade.

Essa colocação nos dá espaço para encontrar saída apenas na contabilidade.

Digamos que a sua empresa tenha como realizar essas questões sem uma contabilidade. Já imaginou em tudo que é necessário para realizar tais ações? Tempo e pessoas são necessárias para executar o que foi solicitado.

Contratar uma contabilidade não se trata apenas de fazer o certo, mas significa otimização de tempo, pessoas e dinheiro.

Existe alguma questão fiscal ou contábil pendente no seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar!

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão