Como escolher um bom contador

por Adove Comunicação / 13 Março 2018 / Sem Comentários

Como ser bem-sucedido na decisão de contratar um contador? Em uma rotina de muitas atividades, mas poucas pessoas, como é a realidade dos pequenos negócios, contratar um contador é uma necessidade importante. Especialmente para sua empresa começar do jeito certo! Não só para as tarefas básicas de contabilidade, como também para auxiliar na gestão do ponto de vista estratégico. Conheça aqui algumas dicas de como fazer uma boa escolha!

Em que momento ter um contador?

Em todos. Isso mesmo: todos! O contador é um dos principais parceiros que qualquer empreendedor pode ter, não importa em que momento o seu negócio se encontre. O suporte do contador é fundamental nos primeiros passos, quando há uma série de documentos a apresentar e um orçamento a prever. Quando a empresa atravessa momentos difíceis e é preciso rever despesas e promover cortes, a presença deste profissional também faz diferente. E se há um superávit, esse profissional, com seu conhecimento e experiência, ajuda a definir o melhor destino para o lucro. Ou seja, ele é sempre importante. Ter um escritório de contabilidade ao lado passa confiança e segurança para todas as decisões. Agora que já sabemos da sua importância, como escolher?

Busque referências

Antes de tomar uma decisão, uma medida interessante é verificar se o contador possui registro no Conselho Regional de Contabilidade. É ilegal a contratação de profissionais desabilitados e a empresa pode ser multada. Em caso de escritórios, também é aconselhável realizar uma consulta no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) do estado, para verificar se o escritório é filiado.

Além disso, informação prévia a respeito do profissional (ou da empresa) é sempre valiosa. Procure saber quais foram seus outros empregadores ou clientes, e talvez até entrar em contato com pessoas que conheceram a prestação dos seus serviços e se ficaram satisfeitas. Uma opção é solicitar ao escritório (ou profissional) uma breve relação de clientes para procurar referências. É possível, também, buscar indicações de empresários conhecidos que estejam satisfeitos com o trabalho de suas empresas contábeis.

Atualização

Contabilidade DjazilDiariamente acontecem alterações na legislação, seja na área contábil, fiscal ou trabalhista. Um profissional contábil deve se reciclar constantemente. Especialmente em relação à legislação tributária, que permite reduzir os custos fiscais e gerenciais da empresa. Além disso, é necessário que o contador esteja familiarizado com os softwares, plataformas e programas que a empresa utiliza ou que serão necessários da contratação em diante.

Perfil da Empresa

Na contratação de um profissional ou de um escritório, não se atente simplesmente ao valor cobrado pelos serviços. A escolha de um bom profissional (ou contabilidade) deve estar aliada ao perfil da empresa: quais as necessidades e o que se espera do contador. É importante que o contador já tenha certa experiência com outros clientes no mesmo ramo do seu negócio, o que possibilita um conhecimento prévio das questões específicas da área

Comunicação

Contabilidade DjazilO contador é comunicativo e se expressa de maneira satisfatória? O contador é um profissional que terá contato tanto com o setor produtivo, como com a direção. É importante que saiba exatamente como falar (e se fazer entender por todos) para poder desempenhar bem seu papel.

Também é preciso pensa na facilidade de acesso ao profissional. Por exemplo, se ele for terceirizado, como você pode entrar em contato para tirar dúvidas ou enviar documentos? A sua relação com o responsável pela contabilidade precisa estar livre de barreiras, comunicando-se com ele sempre que for necessário.

Investimento

Antes da contratação, conhecendo a realidade da empresa, é preciso determinar um valor máximo a ser destinado à contratação e à manutenção de um contador ou uma contabilidade. Sabendo disso, o gestor pode analisar o custo-benefício da contratação. Vale lembrar que, em muitos casos, a contratação é um verdadeiro investimento no negócio, que retornará muito provavelmente em lucro para a empresa. Portanto, não tente economizar, mas tenha ideia dos seus limites e de qual investimento condiz com a realidade da empresa.

Acompanhamento com uma contabilidade

Independentemente de ter contratado um serviço de contabilidade ou um contador, um empresário precisa conhecer minimamente os tributos e os encargos que incidem na atividade da empresa e acompanhar o recolhimento dos valores. No caso da contratação de uma contabilidade, o gestor deve solicitar periodicamente à empresa contábil a certidão negativa dos principais órgãos (Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal), que é um dos indicativos de que a empresa não possui pendências. Também é bom pedir, com frequência, um balancete. Faça um acordo desde o início quanto as reuniões com os profissionais da contabilidade, e que sejam frequentes!

Você sabe exatamente quais atividades um contador desempenha ou pode desempenhar?

O contador é o profissional responsável por fazer a prestação de contas de toda empresa legalmente constituída. Sua contratação, como sabemos, não é obrigatória, porém seu trabalho é indispensável devido às diversas obrigações fiscais das empresas e o alto nível de complexidade que envolvem. Além disso, o contador pode atuar como peça chave na tomada de decisões estratégicas e fazer diferença nos resultados e no crescimento do negócio. Ou seja, foi-se o tempo que o contador era um mero prestador de contas e executor de cálculos, devido ao seu conhecimento técnico ele pode assumir outras funções e trazer muitos benefícios para a empresa. O Contador é um excelente profissional para atuar na consultoria de gestão empresarial. Tem interesse de saber mais sobre isso? Escrevemos aqui um artigo que mostra porque o Contador deve ser também seu Consultor. Clique e entenda como essa contratação pode fazer diferença no seu negócio.

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão