Ciro Cerutti, como presidente da Acirs, cumpre age

Presidente da ACIRS cumpre agendas na capital do estado

Após cumprir uma extensa agenda de compromissos na capital do estado na quinta-feira, 17, o presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Ciro José Cerutti, garantiu que a entidade irá intensificar a sua presença em todas as esferas públicas e privadas para atrair investimentos à região. O roteiro incluiu compromissos com dirigentes da SCGás, do DNIT, da FIESC, do SEBRAE e do BRDE, com quem foram discutidas propostas para melhoria da infraestrutura e do ambiente empresarial.

Ordem de serviço para trevo de Lontras será assinada na próxima semana

Cerutti foi recebido pelo superintendente do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, que confirmou o compromisso de entregar a ordem de serviço para construção do novo trevo de Lontras, na BR-470, ainda em fevereiro. O documento que deve ser assinado na próxima semana em cerimônia no Alto Vale.

O superintendente afirmou ainda que se encontram em Brasília os termos de referência para a construção de travessias urbanas como Rio do Sul e Pouso Redondo. “A aprovação dos termos é o primeiro passo para que possamos contratar e desenvolver os projetos”. A próxima meta do DNIT será a elaboração do Termo de Referência para a construção de terceiras pistas no trecho não incluso no processo de duplicação.

Santos aproveitou o encontro para apresentar detalhes sobre a Ferrovia da Integração e a Ferrovia Litorânea. “Todos os projetos do PAC para a pasta de transportes somam cerca de R$ 6 bilhões, somente em Santa Catarina”.

Na próxima quarta-feira, 23, a Diretoria Executiva da ACIRS irá receber o supervisor da Unidade Local do DNIT, Elifas Marques, com quem irá aprofundar as discussões sobre a rodovia.

SCGás confirma assinatura do edital para a segunda etapa de ampliação do gasoduto

Em reunião com Altamir José Paes, novo presidente da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), o dirigente da ACIRS conheceu detalhes do Plano Plurianual que contém as projeções de investimentos para o prolongamento do gasoduto até o Alto Vale. Paes garantiu que o edital para a contratação da nova etapa, de Ascurra a Ibirama, será assinado ainda em fevereiro.

A ACIRS se colocou à disposição para auxiliar a SCGás no mapeamento e no levantamento da demanda de gás na região. “Temos que provar aos acionistas que a região quer e vai consumir o gás. E temos nos surpreendido com a evolução das regiões onde o gás está disponível, como Criciúma, que já tem 10% da frota de veículos convertida para o uso do combustível” justificou.

Técnicos da companhia devem vir a Rio do Sul para iniciar o processo de sensibilização dos empresários. Para a ACIRS, é fundamental que a comunidade compreenda que a chegada do gás é irreversível. “Queremos trabalhar desde já para que os empresários possam se planejar e adequar as plantas para a utilização do combustível a partir de 2013 ou 2014”, afirmou Cerutti ao principal dirigente da companhia.

Na FIESC, falta de mão-de-obra qualificada é o centro das discussões

Na Federação das Indústrias (FIESC), Cerutti foi recebido pelo vice-presidente Glauco José Corte, com quem discutiu a falta de mão-de-obra em diversos setores, como a construção civil. A entidade reforçou o pedido já encaminhado por empresários locais para a implantação de uma escola de formação profissional, que atenderia exclusivamente a cadeia produtiva da construção junto ao Senai/SC. “Estamos identificando quais regiões possuem mais necessidade para definirmos em qual etapa serão atendidas”, afirmou Corte. Das 12 escolas programadas, 7 serão implantadas na primeira etapa.

Sebrae/SC confirma parceria pelo desenvolvimento setorial

Com o superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli, a entidade firmou o compromisso para o desenvolvimento de projetos setoriais, como arranjos produtivos. “Temos todo o interesse de investir no Alto Vale, que já demonstrou sua força com a implantação das redes e com o trabalho dos núcleos setoriais”.

Na sexta-feira, 25, a entidade irá receber o gerente de Projetos Regionais e Setoriais do Sebrae/SC, Ricardo Brito, que terá a missão de apresentar aos empresários um portfólio de projetos em andamento e já concluídos no estado.

Convênio de cooperação será assinado com o BRDE

Cerutti também foi recebido pelo vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Renato Vianna. Na reunião foi definida a assinatura de um convênio de cooperação. Os detalhes serão discutidos entre técnicos do banco e a entidade riossulense. O banco também garantiu apoio financeiro a diversos projetos encaminhados pela ACIRS, como a VIII Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí (FERSUL) e o Perfil Socioeconômico de Rio do Sul.

Fonte: Acirs