Djazil

5 atitudes essenciais para sua empresa tomar diante do codiv-19!

5 atitudes essenciais para sua empresa tomar diante do codiv-19!

O momento em que vivemos é absolutamente excepcional. A pandemia gerada pelo covid-19, além de ser uma grave crise de saúde, também já gera efeitos negativos em toda a economia. 

Por conta da necessidade de isolamento e das limitações sociais impostas para evitar a propagação da doença, muitos empreendedores sofrem com a perda de suas receitas e com mudanças repentinas em tudo aquilo que haviam planejado. 

A necessidade imediata é de transformação. É preciso estabelecer novas soluções e se adequar ao cenário para que as inevitáveis consequências dessa crise sejam as menores possíveis nas empresas. 

Sabendo disso, Ciro Cerutti, Diretor da Djazil Contabilidade, elencou 5 dicas essenciais para quem deseja superar as atuais adversidades e reduzir os danos mercadológicos gerados pelo covid-19. Confira a seguir! 

Conheça as 5 principais atitudes que você deve adotar para superar a crise gerada pelo covid-19!

Visando o retorno gradativo das empresas, sem negligenciar os cuidados fundamentais para preservar a saúde de todos, Ciro Cerutti elencou algumas das 5 atitudes básicas que devem ser tomadas pelos empreendedores no atual momento. 

As dicas foram divulgadas em um vídeo recente – e agora são descritas em mais detalhes para que você entenda melhor como deve agir para superar as dificuldades que atingem a nossa economia:

1 Aja com cautela

A primeira atitude que temos que ter em relação ao cenário de crise imposto pelo covid-19 é agir sempre com cautela, avaliando e ponderando todas as situações relacionadas ao momento. 

O Governo Federal e as lideranças dos estados seguem trabalhando, lançando medidas provisórias e instruções normativas que podem fazer toda a diferença no modo com que os negócios devem agir para se preservar. 

Fique atento a novas linhas de crédito, prorrogações de impostos, novas regras para declaração do imposto de renda, flexibilização de acordos contratuais, com suspensão de contratos de trabalho, redução salarial, de jornada, entre outros pontos importantes.

É preciso ter cautela para analisar todos esses pontos, ponderando suas peculiaridades, vantagens e eventuais desafios de adesão para que a sua gestão possa tomar as decisões mais corretas possíveis. 

2 Gerencie suas ações

A capacidade de gerenciar as ações que serão tomadas em uma empresa é indispensável em qualquer momento. Em situações delicadas como a que estamos vivendo, isso é ainda é mais decisivo!

Além de ter pleno conhecimento sobre as peculiaridades do seu negócio, do mercado e da concorrência, esteja sempre em posse de informações confiáveis, concretas e saudáveis sobre o desenrolar da crise.

A gestão empresarial nunca foi tão importante – e reconhecer o cenário é fundamental para que você e sua equipe possam gerir as suas ações com eficiência! 

3 Realize um bom planejamento

Quando você estiver de posse das informações citadas anteriormente e o escopo das ações que precisam ser realizadas for claro entre a gerência e toda a sua equipe, estabeleça um planejamento concreto para determinar os seus próximos passos. 

Esqueça os seus planos e metas anteriores. Com as mudanças geradas pelo covid-19, é preciso que tudo seja revisto, seguindo uma nova perspectiva sobre as suas possibilidades e prioridades.

O planejamento, seja ele diário, semanal, quinzenal ou mesmo para 60 dias, deve ser realista para que o seu negócio tenha insumos suficientes para agir dentro do que é possível e seja capaz de se manter saudável até que o cenário se estabilize. 

Lembre-se que, por mais que as suas previsões sejam de longo prazo, é preciso reavaliar aquilo que foi planejado diariamente, pois é impossível prever como o mercado vai se comportar e se novos fatos irão surgir e impor mudanças. 

4 Tenha coragem para tomar decisões

4 Tenha coragem para tomar decisões

Para realizar o seu planejamento e traçar ações que preservem a sua organização, uma série de decisões deverão ser tomadas. 

Não é novidade que muitas dessas decisões são delicadas, já que dizem respeito a aspectos como reduções salariais, demissões, cortes de investimentos, fechamento de unidades, entre outros pontos semelhantes e igualmente relevantes. 

Por mais difíceis que muitas dessas escolhas sejam, elas são estritamente necessárias, uma vez que, caso não sejam tomadas, todo o negócio pode ser comprometido e até ir à falência. 

É por isso que a coragem é um dos valores mais importantes entre os gestores e empreendedores que precisam agir diante das adversidades geradas pelo covid-19.

Antes de tudo, é preciso pensar e agir com cautela, mas sempre ter coragem para tomar decisões e arcar com as suas consequências! 

5 Entre em ação

Por fim, é preciso ter poder de ação para implementar tudo aquilo o que foi decidido e planejado. 

É comum que, perante qualquer adversidade, surja a vontade de voltar atrás ou mesmo relevar certas decisões, mas é preciso cuidado para que isso não ponha seu negócio em risco. 

Se o seu planejamento foi feito corretamente, com atenção a todos os pontos relevantes que caracterizam a atual crise, é necessário seguir à risca tudo aquilo o que você decidiu. 

Tenha firmeza para executar as ações necessárias em prol da manutenção da empresa e certifique-se de que toda a sua equipe está engajada em prol daquilo que foi planejado! 

Tenha um importante aliado para a sua gestão contábil e financeira!

Ao aliar cautela, gestão, planejamento, coragem e ação, certamente você e seu negócio estarão aptos para reduzir as consequências da crise e estabelecer novos meios para prosperar diante das adversidades que atingem a nossa economia.

Além de todas as questões que mencionamos até aqui, outra ação que pode ser decisiva para superar os desafios impostos pela covid-19 é a busca por profissionais devidamente qualificados e experientes para auxiliar as suas decisões.

Referência no segmento contábil desde 1981, a Djazil é comprometida com a gestão eficaz das empresas e atua para que os empreendedores enxerguem muito além dos processos e burocracias que envolvem um bom gerenciamento.

Prestamos consultorias e serviços diferenciados que vão muito além das expectativas do mercado, através de uma equipe especializada e altamente engajada em entender e buscar as melhores soluções para as necessidades de cada cliente. 

Se você quer um aliado para reduzir as consequências econômicas da covid-19 e descobrir os rumos mais vantajosos para a sua empresa, entre em contato agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo!

  • 13 salário
  • | 13º salario
  • | Abertura da empresa
  • | abertura de empresa
  • | Abertura de filiais
  • | abrir empresa
  • | Ação

Comentários