7 dicas para aumentar a lucratividade em pequenos negócios!

por Adove Comunicação / 28 outubro 2019 / Sem Comentários

Como qualquer empresa, pequenos negócios também precisam pensar em métodos para prosperar e adquirir a tão desejada lucratividade.

Para fazer o seu empreendimento crescer, é preciso tomar algumas atitudes estratégicas. Você já tem o que precisa para o seu pequeno negócio virar uma empresa mais lucrativa?

Antes de seguir com as nossas dicas para aumentar a lucratividade em pequenos negócios, é preciso entender bem esse conceito. Confira a seguir.

Entenda a lucratividade

De forma simples, pode-se dizer que a lucratividade está relacionada ao ganho de uma empresa em relação a específica atividade que ela desenvolve. É esse o fator que vai dizer se o seu negócio está prosperando ou apenas criando despesas.

Seu negócio está realmente trazendo bons lucros ou apenas pagando suas próprias contas? Antes de qualquer ação é preciso identificar esse fator.

Agora, como é feita essa identificação? A lucratividade é apurada através de um cálculo simples. Neste cálculo, é preciso considerar o lucro líquido e a receita bruta do seu empreendimento.

O lucro líquido é aquele que resta após a dedução de custos e despesas, enquanto a receita bruta corresponde ao valor de vendas efetuadas.

Quer um exemplo prático? Vamos dizer que sua lucratividade é de 10%. O que isso quer dizer? A cada R$ 1.000,00 de receita, o seu lucro é de R$ 100,00, já descontando despesas e custos operacionais.

Você pode calcular a sua lucratividade mês a mês, por semestre, ano ou qualquer outra margem de tempo que for mais interessante para o seu negócio. O conceito é bem simples, não é? A fórmula para determinar a lucratividade é:

Lucratividade = (Lucro Líquido/Receita Total) x 100

O que esse indicador quer te dizer? O lucro, é claro, mas não apenas isso. Esse resultado vai te dar uma perspectiva do quão perto ou longe você está do objetivo estabelecido no planejamento estratégico.

A ideia era expandir, gerar mais receita? Mesmo que você tenha lucro, este lucro é o suficiente para aumentar o negócio? Ele atende às suas perspectivas a curto e longo prazo?

Cada vez que você apurar esses números, poderá levantar essas e outras questões. A partir daí, existem algumas dicas muito importantes para ter em mente que podem colaborar para a lucratividade da sua empresa.

Dicas para aumentar a lucratividade em pequenos negócios

Ganhar dinheiro não é uma questão de sorte. Ao abrir um negócio, é preciso sempre manter em mente o planejamento estratégico. Quer ver como pequenos negócios podem aumentar bastante a lucratividade? Veja nossas 7 dicas a seguir.

Agregue mais valor ao seu negócio

Agregue mais valor ao seu negócio

A frase é bonita, mas o que ela realmente significa? Sobre o assunto podemos destacar alguns pontos. Não ofereça apenas um produto ou serviço, mas também um atendimento diferenciado.

Tenha o pós-venda como um ponto de extrema importância para o seu pequeno negócio. Pense sempre na satisfação dos clientes e em como você pode elevar isso sem precisar gastar muito.

Programas de fidelidade, acompanhamento nas redes sociais, atendimento personalizado, tudo isso agrega valor ao seu negócio e engaja mais os seus clientes. Clientes contentes e fidelizados resultam em mais lucro para a sua empresa.

Analise e repense o seu mix de produtos

Muitos pequenos negócios oferecem mais de um produto ou serviço. Por si só, isso já pode ajudar a ampliar suas margens de lucro. Isso se o mix de produtos estiver, de fato, funcionando no mercado.

É preciso analisar a performance e repensar seu mix de produtos com certa periodicidade. Produtos com margens maiores de lucro devem estar em sua lista de prioridades. Aqueles que oferecem uma margem menor devem ser questionados.

Muitas vezes precisamos abandonar alguns produtos para investir mais em outros, ou mesmo ampliar o leque para atender a crescente demanda. Essa decisão deve ser feita sempre considerando os seus clientes e, é claro, as características do seu negócio.

Levante todos os seus custos fixos

Existem custos fixos impossíveis de retirar do plano de investimentos, mas há também aqueles que estão ali e podem muito bem ser repensados. Custos fixos, na hora de montar um negócio, podem reduzir bastante os lucros de uma empresa.

Qual é o primeiro passo para analisar os custos fixos do seu negócio? Veja se não há nenhum custo ali que pode ser considerado “pessoal”, como telefone celular particular, por exemplo.

Vale também analisar a possibilidade de reduzir alguns destes custos importantes. Conta de luz, água e até mesmo aluguel de sala podem entrar nessa equação. Será que você não está gastando mais do que o necessário?

Revise os seus preços

Outro ponto a ser considerado é o preço que você cobra pelo seu serviço ou produto. Este é outro fator a ser revisitado com periodicidade, uma vez que com o passar do tempo é preciso reajustar o valor.

Alguns custos operacionais podem aumentar e acabar reduzindo a sua margem de lucro se você não repensar o seu preço. Outras vezes o próprio mercado pode estar praticando valores mais altos.

Cuidado para não sacrificar suas margens de lucro! Sua estrutura de custos e preços.

Renegocie com seus fornecedores

Ter fornecedores parceiros é importante para um pequeno negócio. Muitas vezes são os fornecedores que ajudam a empresa a prosperar em um cenário cada vez mais competitivo, com novas opções a cada dia.

Você pode trabalhar novos valores com seus fornecedores se for necessário. Verifique se você está adquirindo matéria-prima por um preço justo, se há margem para descontos e se vale concentrar seu negócio em poucos fornecedores.

Faz parte da estratégia também procurar descontos e melhores condições ao manter contratos a longo prazo com poucos fornecedores. Acha que pode se sair melhor com outros? Faça uma pesquisa e compare fornecedores, se necessário.

Faça um bom planejamento financeiro

Faça um bom planejamento financeiro

Uma das dicas mais importantes para aumentar a lucratividade em pequenos negócios é ter um planejamento financeiro muito bem articulado. É nele que você vai trabalhar as principais ações e medidas para aumentar o seu lucro de forma eficiente.

Com um bom planejamento financeiro você consegue ter uma visão apurada do estágio atual da sua empresa, as margens de custo e lucro, além de numerar desafios e oportunidades para o crescimento.

Outro atributo positivo desse planejamento é poder criar diferentes parâmetros para diferentes cenários. Dessa maneira, você estará preparado para cenários onde suas vendas podem cair, quando precisar expandir ou mesmo acontecer qualquer imprevisto maior.

Por isso, faça um planejamento que comporte três cenários: pessimista, realista e otimista. Nesse sentido, fica mais fácil se organizar e descobrir oportunidades para ampliar os seus lucros.

Conte com uma consultoria contábil

Como saber se a sua pequena empresa desperdiça importantes recursos financeiros que ajudariam a crescer o negócio? Com a ajuda de uma consultoria contábil é possível, já que são muitas as funções que esses profissionais desempenham.

Eles organizam as transações contábeis da empresa, preparam e revisam demonstrações financeiras, produzem relatórios que servem para pautar importantes decisões, entre tantas outras funções.

A consultoria contábil coloca toda a saúde financeira de uma empresa em dia. Isso significa que esse profissional está pronto para analisar de perto desperdícios, mas também boas oportunidades de crescimento.

Quer desfrutar da melhor consultoria contábil para pequenos negócios? Então entre em contato conosco!

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