Por que pagar os impostos em dia?

por Adove Comunicação / 27 setembro 2017 / Sem Comentários

Até o último mês foi possível se inscrever no mais recente programa do governo federal para parcelamento de impostos. Para pequenos empresários, setor em que os valores em atraso já superam a casa dos bilhões, o programa de parcelamento tributário é uma alternativa sedutora. Em muitos casos, quando o dinheiro aperta e as contas se acumulam, a primeira obrigação que os empresários deixam de pagar são os impostos. Isso, além de um erro, é um sinal de falha na gestão. Aqui vamos discutir 6 vantagens de manter os impostos em dias e estratégias para ser assíduo no pagamento de impostos da sua empresa.  

Parcelamento de Impostos

A sonegação de impostos no Brasil continua sendo um problema que causa muitos prejuízos ao governo. Na tentativa de recuperar parte deste prejuízo, o governo lança programas de parcelamento tributário. De dezembro a março aconteceu um mutirão de regularização, onde o estado permitiu que mais de 340 mil empresas parcelassem R$ 20 bilhões em dívidas. Uma nova iniciativa foi lançada logo a seguir, para arrecadar mais R$ 13 bilhões.

Segundo o Estadão, esse é o 31º programa federal desde 2000 que beneficia pagadores em atraso. O jornal destacou que a frequente reedição desse tipo de iniciativa assegura que “não pagar tributos em dia virou um negócio vantajoso”, que estimula o atraso e a sonegação.

Contudo, não é saudável para o empreendedor correto, que se esforça para pagar impostos em dia, adotar esse tipo de visão. Dentre as consequências está a inadimplência, que oferece muitos riscos, de forma que a opção pelo parcelamento não faz do devedor um gestor esperto.

Por que essa não é a melhor opção?

impostosEntender essa alternativa é muito simples: quem escolhe não pagar impostos em dia vai pelo caminho mais fácil, que é empurrar o problema mais para a frente e tirá-lo do campo de visão. O grande problema da inadimplência e da sonegação de impostos é que a dívida sempre volta e, quando isso acontece, ela retorna ainda mais pesada.

Escolher o caminho do pagamento em dia é um acerto de gestão. Apesar de não ser fácil e exigir mais de você como empreendedor, o destino final será muito mais tranquilo e recompensador para sua empresa e a saúde financeira dos seus negócios.

Vantagens de pagar impostos em dia

Quando você opta por não pagar impostos em dia, deve arcar com multas e juros pelo atraso. Considerando que os programas de parcelamento, muitas vezes, perdoam parte das multas, qual será então o benefício de ser um contribuinte pontual?

  1. É mais barato

O PERT (Programa Especial de Regularização Tributária) promove uma espécie de anistia fiscal, reduzindo o montante devido e permitindo o parcelamento da dívida. Apesar disso, o atraso não é exatamente perdoado e há uma multa a pagar. Além da multa, ocorre também acréscimo de juros com base na Taxa Selic mensal, mais 1%. Ou seja, pagar impostos em dia ainda sai muito mais barato.

  1. Você fica com nome limpo

A maioria das empresas possui uma política de controle da inadimplência. Isto é, as empresas se baseiam em regras para afastar maus pagadores, cujo histórico denuncia a existência de débitos não quitados. Se você faz isso com seus clientes, deve imaginar que seus fornecedores façam o mesmo com você. Ou seja, seus fornecedores também preferem conceder crédito apenas para quem tem o nome limpo. Pagar impostos em dia garante que você não estará com nome sujo no mercado.

  1. Oportunidade de licitações

Uma das condições exigidas para a participação em processos licitatórios é a apresentação de uma certidão negativa de débitos. Portanto, se sua empresa possui interesse de fazer contratos com o governo, estar em dia com os impostos é uma das maneiras de manter aberta esta oportunidade.

  1. Controlar as finanças

É questão de lógica: o pagamento de impostos dentro do prazo exigido é uma conta a menos! Quanto mais compromissos financeiros a empresa assume, maior é a dificuldade de controlar o dinheiro que entra e sai do caixa. Inclusive se perder em meio às contas é uma das motivações mais recorrentes de atrasos. Sendo assim, opte por não estar em atraso com o governo.

  1. Foco no Negócio

O PERT prevê a quitação do débito em até 175 parcelas. Isso são quase 15 anos de preocupação com uma dívida. Todo tempo que o empreendedor passa calculando multas, juros e se preocupando com o impacto de cada nova parcela no orçamento, ele poderia estar se dedicando à gestão empresarial e focando em melhorias estratégicas.

  1. Segurança para planejamento

Sem dúvida é muito mais saudável para a empresa planejar o futuro e estabelecer metas totalmente livre de pendências. A estratégia é severamente prejudicada quando existe uma conta a ser paga todos os meses por longos anos. Mesmo que o valor seja baixo, esse é um dinheiro que poderia estar sendo reinvestido no negócio, alavancando resultados.

Estratégias para ser assíduo no pagamento de impostos

pagando em dia os impostosMuitas vezes o atraso ao pagar impostos não é intencional. O que acontece é que o gestor pode ser vítima da própria desorganização ou de uma dificuldade financeira mal enfrentada. É comum que o empresário de boa índole se envergonhe por postergar o pagamento de uma conta. O contador pode ser um excelente apoio se você se identifica com esse cenário!

– O papel do Contador

O planejamento tributário é a primeira medida que deve ser adotada. Ele é um instrumento que possibilita pagar menos impostos sem infringir a lei. Pode ser um ajuste no regime de recolhimento de impostos, o registro de uma nova atividade principal ou o aproveitamento de um benefício fiscal.

Além disso, como o profissional contábil é um especialista, ele pode identificar facilmente onde é possível promover o corte de custos inteligente na sua empresa. Se dedicando aos números do fluxo de caixa e à sua análise, ele observa por onde o dinheiro escapa.

Uma atitude que parte do empreendedor, no entanto, é ser disciplinado no registro de receitas e despesas, assim como realizar a conciliação bancária e não perder o vencimento de nenhuma conta. A tecnologia também pode auxiliar nisso. A adoção de um sistema de gestão online automatiza muitos processos, permitindo ao empresário se concentrar muito mais nos aspectos operacionais do negócio.

Novidades em seu e-mail!

Receba em primeira mão a Newsletter da Djazil


Envie sua crítica ou sugestão